RELATÓRIO VULCÂNICO
Vulcão Tangkubanparahu (Indonesia)
21 Aug 2019

O PVMBG informou que durante os dias 12 e 18 de agosto os eventos freáticos na cratera Ratu de Tangkubanparahu continuaram a produzir plumas densas de cinza a branco que subiram até 200 m acima da abertura, e densas plumas de cinza que subiram tão alto quanto como 100 m.

As emissões foram acompanhadas por rugidos.

Ashfall foi localizado em torno da cratera de Ratu.

A rede sísmica registrou tremor contínuo.

O nível de alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer a 1,5 km da cratera ativa.

Fonte: Vulkanologi mit Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM )


Relatórios Anteriores
14 Aug 2019

O PVMBG informou que durante os eventos freáticos de 5 a 11 de agosto na cratera Ratu de Tangkubanparahu continuou produzindo plumas densas, cinza-a-branco, que subiram até 200 m acima da abertura e plumas de cinzas chegaram a até 100 m .

As emissões foram acompanhadas por rugidos.

Ashfall foi localizado em torno da cratera de Ratu.

A rede sísmica registrou tremor contínuo.

O nível de alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para ficar a 1,5 km da cratera ativa.

Fonte: Pusat Vulkanologi e Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)07 Aug 2019

PVMBG relatou que uma erupção na cratera Ratu de Tangkubanparahu, registrada em 2046 em 1 de agosto, gerou uma densa pluma negra carregada de cinzas e sedimentos que se ergueu a cerca de 180 m do fundo da cratera, e de cor clara. plumas de cinzas misturadas com vapor de água que subiu 200 me desviou N e NE.

O evento durou 11 minutos e 23 segundos com base em dados sísmicos.

Cinza e sedimentos caíram em áreas ao redor da cratera.

Quatro eventos eruptivos foram registrados durante a manhã de 2 de agosto, embora as emissões de cinzas não tenham sido observadas visualmente.

O nível de alerta foi aumentado para 2 (em uma escala de 1 a 4).

Um período de emissões contínuas de cinzas foi registrado durante 2 a 4 de agosto.

Fonte: Pusat Vulkanologi e Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)31 Jul 2019

PVMBG informou que uma erupção freática na cratera de Ratu de Tangkubanparahu começou em 1548 em 26 de julho e foi registrada em dados sísmicos por cerca de cinco minutos e 30 segundos.

Densas plumas cinza-acinzentadas e carregadas de sedimentos subiram cerca de 200 m acima da superfície do lago, e um componente de cor mais clara contendo cinza fina subiu 600 m e se espalhou NE e S.

Tephra caiu em uma área concentrada a 500 m a abertura, criando depósitos de 5-7 cm de espessura.

Os visitantes da área turística Kawasan Wisata Gunung Tangkuban Parahu, que faz fronteira com uma seção da borda da cratera E e SE, imediatamente evacuaram.

O BNPB informou que o governo local fechou a área turística, observando que as cinzas caíram em um raio de 1-2 km, na vila de Jayagiri, no distrito de Lembang e em áreas da regência de West Bandung.

A atividade diminuiu após a erupção, a amplitude do tremor diminuiu entre 27 e 28 de julho e plumas brancas difusas emergiram da abertura.

O PVMBG observou que, no mês anterior, as plumas brancas de densidade variável subiram até 150 m acima do nível da cratera.

Pequena inflação local foi registrada, e os dados de deformação continuaram a indicar instabilidade pelo menos até 27 de julho.

As concentrações de sulfeto de hidrogênio e dióxido de enxofre começaram a aumentar em 10 de julho e, em seguida, diminuíram significativamente em 1200 em 13 de julho.

As medições de 21 de julho indicaram que as emissões de gases continuaram a flutuar, mas diminuíram em geral.

O nível de alerta permaneceu em 1 (em uma escala de 1 a 4).

Fontes: Badan Nacional Penanggulangan Bencana (BNPB), Vulnerológico e Mitigação Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)

Localização do vulcão Tangkubanparahu
Os relatórios vulcânicos são atualizados semanalmente.

Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019