RELATÓRIO VULCÂNICO
Vulcão Poas (Costa Rica)
02 Oct 2019

OVSICORI-UNA informou que, entre 16 e 26 de setembro, as emissões de dióxido de enxofre dos Po s derivaram W e NE, causando um odor de enxofre em Alajuela, Heredia, San Jos e Cartago.

A chuva ácida foi registrada na casa do funcionário no Parque Nacional do Vulcão Po (PNVP) em 23 de setembro e na Universidade Nacional da Costa Rica (UNA) em Heredia em 26 de setembro.

Às 5h40 do dia 30 de setembro, uma erupção freática de cinco minutos ejetou sedimentos e produziu uma pluma que se elevava 2 km acima da borda da cratera e flutuava no SW.

Cinzas e odor de enxofre foram relatados em Trojas de Sarchi e Grécia.

Os funcionários fecharam o PNVP por causa da erupção e da sismicidade elevada contínua, o parque permaneceu fechado no dia seguinte.

Fontes: Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica - Universidade Nacional (OVSICORI-UNA), Tico Times


Relatórios Anteriores
25 Sep 2019

OVSICORI-UNA informou que em 2059, em 22 de setembro, um evento eruptivo em Po s gerou uma pluma que subiu 3 km acima da borda da cratera e flutuou para NE.

Entre 22 e 23 de setembro, as plumas da erupção subiram 1 km.

Fonte: Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica - Universidade Nacional (OVSICORI-UNA)21 Aug 2019

OVSICORI-UNA informou que um evento eruptivo do respiradouro A (Boca Roja) em Po s gerou uma nuvem de vapor, gás e partículas finas de 1 km de altura em 0650 no dia 17 de agosto.

O evento foi precedido por um aumento na amplitude do tremor a partir das 05:00 do mesmo dia.

Fonte: Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica - Universidade Nacional (OVSICORI-UNA)26 Jun 2019

Em 21 de junho, a OVSICORI-UNA informou que pequenas e freqüentes erupções freáticas do respiradouro A (Boca Roja) eram visíveis durante boas condições de observação no material de ejeção de Po '19 Jun 2019

OVSICORI-UNA informou que em 12 de junho pequenas erupções semelhantes a gêiseres em Po s ejetaram material com menos de 50 m de altura a uma taxa de cerca de uma vez por hora.

No 0604 de 18 de junho, uma erupção que durou cerca de seis minutos produziu uma pluma de altura desconhecida devido às condições meteorológicas.

Moradores supostamente ouviram vários ruídos altos durante 0610-0615 e observaram uma pluma de erupção subindo da cratera.

Cinza caiu em Caj n (12 km SW), San Luis de Grécia (11 km SW), Los ngeles, San Miguel, San Isidro (28 km SE) e San Roque (23 km SSE).

Os depósitos de cinzas esbranquiçadas ao redor da cratera, especialmente nos setores W e S, eram visíveis em imagens de webcam.

Fonte: Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica - Universidade Nacional (OVSICORI-UNA)

Localização do vulcão Poas
Os relatórios vulcânicos são atualizados semanalmente.

Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019